terça-feira, 30 de agosto de 2011

Capítulo 47

Peço desculpa pela demora, mas aqui está mais um capítulo. Comentários são sempre bem-vindos e não custam nada, não se esqueçam :) Thanks you all.
Viajante, bem que estranhei a tua ausência. Já estava aqui a deprimir a pensar que tinha perdido a minha leitora assídua, ainda bem que não. Se dissesse que estou curiosa quanto à tua identidade levavas a mal?

Sentada no sofá, Susana permitiu-se a, por fim, relaxar. Os últimos dias tinham sido extenuantes, ocupados por trabalho, tanto de estúdio, como de publicidade. Assim, não era de admirar que todos os momentos que pudesse aproveitar para descansar fossem bem-vindos. E aquele não era excepção, com uma ganza numa mão e um pacote de bolachas ao rápido alcance da outra, era uma mulher contente, afinal, tal como a namorada lhe dizia, só precisava de duas coisas para ser feliz: a sua erva e comida. Mas Susana replicava sempre “Errado bebé, também preciso de ti”, no seu tom mais meloso e adocicado, sempre eficaz em fazer Daniela ranger os dentes.
Colocando os pés em cima da mesinha de café, espreguiçou-se demoradamente, à medida que exalava o fumo. Um movimento mais brusco e uma lasca da madeira da mesa, já por si em estado precário, foi arrancada. Agora que reparava melhor, não se sentia totalmente confortável no sofá, fora a sua tonalidade indefinida, consequência da sua longevidade, este tinha, também, pontas de mola a perfurarem o tecido, graças a uma Susana irrequieta enquanto criança. De certa forma, todo aquele aspecto envelhecido, gasto e em vias de necessitar de uma reforma urgente fazia-se notar pela casa toda, dentro e fora, desde as paredes manchadas pela humidade, às mobílias com décadas de existência.
Dando os últimos bafos, o olhar da loura deambulou pela sala de aspecto decadente. Realmente estava em bastante mau estado, sendo o jardim a única parte que se mantinha com bom aspecto. Se alguma vez tivera certeza de alguma coisa, seria do facto de a falecida avó se contorcer na campa caso soubesse que o seu jardim, ao qual dedicara tardes a fio para que as sebes se mantivessem consistentes e bem aparadas. Assim, Susana não conseguiria viver em paz se não mantivesse, a muito custo do seu horário atribulado, as plantas saudáveis e apresentáveis, tal como estavam quando a avó cuidava delas.
“Em que é que estás a pensar?”, perguntou Daniela, levantando a cabeça do colo da loura, ainda ensonada e a retirar o cabelo que lhe caíra para a cara. Respirar passivamente o fumo da outra dera-lhe sono.
“Tenho a casa a cair aos bocados, não ‘chas?”, respondeu Susana, num discurso arrastado, tanto quanto a sua garganta e língua seca lhe permitiam, um dos efeitos posteriores da sua “dose de felicidade”.
“É normal, não é?”, replicou a rapariga, interrompendo-se para bocejar, “O teu pai ainda nasceu aqui…”
“Eu sei, mas repara…a parede está a meia verde nos cantos e os muros também”, insistiu a loura, apagando a beata, “Mas não é só…os etodométicos…”
Ao ouvir aquilo, Daniela riu-se, sempre que estava mocada Susana era sempre comicamente enternecedora. Sorrindo, ergue-se o suficiente para lhe dar um beijo afectuoso na bochecha. A loura, sorrindo de modo maroto, aproveitou a proximidade para aumentar um pouco as intimidades, apenas para se ver impedida pela rapariga, que lhe segurou a cara antes que esta tivesse oportunidade para se aproximar, “Nem penses, quando estás pedrada é tão estranho”
“Ai é? Então não vais gostar nada disto”, resmungou Susana, agarrando a rapariga pelos braços, de modo a obrigá-la a desequilibrar-se e a ficar por baixo de si, antes de a beijar, muito contra vontade desta, que nada pôde fazer.
“Porr…Foda-se oh Susana!”, praguejou a morena, debatendo-se inutilmente, até que a outra finalmente a soltou, “Que áspero!”
A loura só se riu, perfeitamente consciente da sensação de beijar alguém depois de uma ganza. Quando recompôs a seriedade, voltou à conversa que estavam a ter antes da brincadeira, “Agora a sério, achas que a casa está muito degradada?”
“Não te vou mentir”, disse Daniela, “Precisa de uns arranjos sim e de electrodomésticos que não te pudessem electrocutar a qualquer momento, mas olha…agora que podes porque é que não fazes uns arranjos aqui e ali?”
Susana não respondeu imediatamente. O certo era que não se sentia muito confortável com essa ideia, mesmo sabendo que tinha dinheiro suficiente para tornar a casa mais confortável. Até porque as canalizações enferrujadas e a mobília da idade do bronze se tornavam bastante incomodativas e ineficazes, afinal já não seria a primeira inundação daquele ano. Porém, durante toda a sua vida o aspecto da casa mantivera-se inalterado, sempre com a mesma decoração antiga e tradicional. Mudá-la seria como que corromper todas as memorias que aquele local que dava. E mais, a grande maioria das recordações dos avós falecidos estava ali, como é que poderia sequer pensar em alterar fosse o que fosse?
“É que…a casa foi toda decorada pelos meus avós quando se mudaram para cá e desde então que tem estado sempre assim”, explicou a loura, baixando o olhar, constrangida, “E agora estão os dois mortos, a casa é um pedacinho deles que ficou cá, quando olho para isto, lembro-me deles”
Era precisamente naqueles momentos que a rapariga ficava sem saber o que dizer. Com um suspiro, deu o seu melhor para que a sua falta de tacto não viesse à tona, “Suse, não te detenhas por isso, as memórias tem-las tu, não a casa…olha, para seguires em frente é preciso deixar o passado no passado e a casa agora é tua, podia ser que te fizesse bem personalizá-la”
Tal como fazia sempre que procurava um miminho, Susana deitou a cabeça no colo da namorada, para que esta lhe afagasse o cabelo, coisa que ela prontamente fez. Só então a loura prosseguiu, “Acho que tens razão…”
Deixando que ambas ficassem no silêncio durante uns instantes, Daniela não respondeu, ficando só a acariciar a loura. Entendia o ponto de vista da outra, afinal sentir-se-ia da mesma maneira. De repente, lembrou-se de que não acabara de ver o antigo álbum de fotos de Susana, até podia ser que lhe fizesse bem recordar, “Susana, achas que me podias mostrar o teu álbum? Se não te fizer sentir mal claro…”
“Ahm? Porquê?”, questionou a loura, surpreendida com o pedido, tanto que levantou a cabeça do colo da rapariga.
“Pensei que talvez te soubesse bem falar nisso, tens muitas fotos com eles lá…”, tentou a morena, agora constrangida, “Eh, olha deixa lá”
“Não…pode ser”, anuiu, por fim, a outra, puxando Daniela pela mão. Concordava que talvez fosse bom puder desabafar um pouco, mas parte de si estava, mesmo sabendo que não tinha razões, aterrorizada perante a possibilidade de que o que acontecera com a ex namorada voltasse a suceder, mas nada disse.
A rapariga seguiu-a, ainda que se debatesse interiormente sobre a sua decisão de pedir à loura para falar de algo tão pessoal e que deixara uma mazela tão grande. Só esperava que aliviasse a outra um pouco, em vez de lhe abrir ainda mais a ferida. Estava ainda morder o lábio inferior enquanto ponderava o assunto, quando sentiu a mão se Susana ficar estática na sua, fazendo com que parassem ambas em pleno corredor, “Que se passa?”
“É que o álbum está no quarto da minha avó…”, sussurrou a loura, de modo quase inaudível, “Desde que ela morreu que nunca mais lá entrei”
“Suse…”, consolou a morena, afagando o braço da outra, “Não tens que fazer isto se não quiseres”
“Não mas eu devia…já era tempo”, teimou Susana, mantendo o olhar fixo na maçaneta da porta, embora o fraquejar do aperto na mão de Daniela não passasse despercebido a esta. Engoliu em seco, fazendo o seu melhor por ignorar o nó que se ia apertando cada vez mais na garganta, sem dar sinais de ir afrouxar tão cedo e levou a mão à chave, que destrancou lenta mas firmemente. Rodar a maçaneta revelou-se uma tarefa mais melindrosa, com muito custo.
O interior do quarto estava tal como naquela madrugada em que voltara do bar e se deparara com a avó, já sem força para se segurar à vida: a cama encontrava-se por fazer, os estores corridos e uns livros na mesa-de-cabeceira. Na verdade, era a primeira vez que Daniela entrava naquela divisão, mesmo que fosse o que imaginara, muito semelhante ao da sua própria avó. Largou a mão da loura, deixando que esta retirasse o álbum da uma gaveta e optou por nada dizer, até porque não havia nada a dizer. Um último momento de hesitação da parte da outra e abandonaram o quarto. Fechando a porta atrás de si, Susana respirou fundo, como se estivesse estado a suster a respiração o tempo todo. Ao olhar para a rapariga, limitou-se a garantir-lhe que estava bem.
Uma vez sentadas sobre a cama da loura, a morena recostou-se no corpo desta, tal como era hábito. Já a outra abriu na primeira página do álbum, na foto que tinha com os pais. O resto da tarde foi passado com Susana a explicar a maioria das fotos, desde os momentos que as antecederam, como aos hábitos que tinha com os avós, tais como idas ao parque e à praia, enfim, toda uma sinopse da sua vida em criança e adolescente. No final não pôde deixar de notar que de facto se sentia melhor, feliz por puder partilhar tudo aquilo com a namorada. Por sua vez, Daniela não pôde deixar achar piada a tudo o que ainda não sabia sobre a loura. Só esperava ter oportunidade de vir a saber.

22 comentários:

  1. Esta leitora assídua só "vai embora" quando a história terminar!
    Não, claro que não levo a mal. Acho que estas situações geram sempre um pouco de curiosidade ...
    Continuo a adorar a história! De verdade!
    Espero por (muitooooo) mais.
    Uma viajante dos blogues :) *

    ResponderEliminar
  2. Lembrei-me agora de vir acrescentar aqui uma coisa que ando para dizer à algum tempo.
    Caso queiras responder no próprio post, podes faze-lo que eu costumo ter a atenção de vir ver. :)
    Assim escusas de estar a escrever no início no capítulo.
    Uma viajante dos blogues :) *

    ResponderEliminar
  3. Já tinha pensado em fazer isso, mas como não tinha a certeza de que dariam por isso...
    Podias revelar-te, se bem que entendo se preferires manter o anonimato :)

    ResponderEliminar
  4. Não há nada a revelar. Saltei de blogue em blogue e vim aqui parar. Somos duas desconhecidas, uma para a outra.
    Sim , podes fazer que eu reparo. :)
    Uma viajante dos blogues :) *

    ResponderEliminar
  5. Pronto, parece que a tua identidade vai permanecer um mistério. Fico extremamente curiosa mas paciência, respeito isso :)

    ResponderEliminar
  6. Mas o que esperavas saber ? Quem sou ? Eu sou uma viajante de blogues ... Um salto aqui , outro ali , e vou encontrando coisas que me prendem. A tua história foi uma delas. Não faço ideia de quem és também.

    ResponderEliminar
  7. É que tens sido a minha única leitora assídua que perde uns minutos do seu tempo para comentar e eu fico muito feliz por isso. E acho que vou ficar com pena de não voltar a falar contigo quando a história acabar...

    ResponderEliminar
  8. Vir aqui ler a tua história não é "perder uns minutos do meu tempo" , é aproveita-lo! :)
    Entendo a tua posição , até porque a minha é semelhante ... Vou ter saudades desta escrita e , de certa forma , da tua "personagem". :)

    ResponderEliminar
  9. Da minha personagem? como assim? (Momento Susana)
    Por isso mesmo, gostava de ficar com o teu mail :)

    ResponderEliminar
  10. De certa forma , acredito que há sentimentos teus na história. Por muita ficção que escrevas , de certo que há coisas tuas. :)
    Quantas mais partes tens pensadas para a história ?
    Assim , no fim , dava-te uma "prenda". :)

    ResponderEliminar
  11. Se tivesses que adivinhar, qual dirias ser a minha personagem? :)
    Vejamos...até agora tenho cerca de mais 20 páginas de word, isto sem contar com mais umas coisas que vou acrescentar para dar os nós numas pontas soltas...parece justo?

    ResponderEliminar
  12. Acreditas que te imagino uma mistura das duas ? Estilo : Susana. Descontracção.
    Emocionalmente : Daniela. Autocontrole.
    ( Agora vou-me enganar redondamente e tu vais-te rir ... )
    Eu não tenho pressa nenhuma que a história acabe. ( Delicio-me com ela. )
    Por agora vais tendo maneira de falar com a tua "leitora assídua". No fim ... Talvez tenhas uma "prenda". Parece justo ?

    ResponderEliminar
  13. Acredita que não estiveste tão longe da verdade quanto isso, sou descontraída e mantenho quase sempre cabeça fria, mas de Susana fico-me por aí...
    Parece-me justo sim senhora *.*

    ResponderEliminar
  14. Lá está , referia-me mais a algo mais exterior da parte da Susana. Imagino-te com mais controle de ti própria. ( Não em excesso ao ponto de atingires frieza. )
    Ainda bem! Gosto de coisas justas. :D

    ResponderEliminar
  15. Exteriormente como a Susana? Quem me dera, mas nisso sou Daniela :) Um bocadinho o oposto. Se te referias a "estilo", bem sim é Susana, mas só quando estou em casa que a minha mãe não me deixa sair assim à rua...E sim, não acho que chegue ao ponto de ser fria, a não ser que muito provocada. Tu identificas-te com alguma personagem?

    ResponderEliminar
  16. Eu sou um coração mole ... Demasiado, até. Daí não me encaixar em nenhuma personagem de modo "completo". Mas , de certa forma , acho que sou uma pouco Susana quando toca a mimar alguém. Aquele carinho :)

    ResponderEliminar
  17. O único coração amanteigado na história é mesmo a Susana, mas isso é bom, são raras as pessoas assim :) Identificas-te com alguma situação?

    ResponderEliminar
  18. Se o dela é amanteigado , o meu já deve estar para lá de derretido. Mas isso , talvez , depois da "prenda" , entendas. :)
    Não , com as situações , não.
    Ou melhor ... Uma , em particular. A única "perda" que existe na história ...

    ResponderEliminar
  19. Então espero até lá para ver :)
    Essa foi particularmente dificil de escrever, mas penso que para quem já passou pelo mesmo (eu também, mas as condições foram diferentes), a situação foi o mais realista possivel. Lamento teres que ter passado por isso...
    O que é que mais gostas na historia em si? :)

    ResponderEliminar
  20. Acredito que tenha sido. Sim , a mim também foi em circunstâncias diferentes. Mas o "acontecimento" em si , foi o mesmo.
    Acho que fui presa pela facilidade com que se lê. Não é uma história "pesada". É algo que dá gosto chegar ao fim do dia e vir aqui dar um saltinho , para ler o capítulo novo.
    E adoro a dedicação que vejo em cada parte da história. Se não fosse assim , a história não seria tão "coesa". :)

    ResponderEliminar
  21. Ainda bem que dizes isso, significa que fiz um trabalho bem feito, porque é um registo que não é a minha especialidade nem me sinto muito à vontade nele. É algo que faço com gosto e o meu passatempo :)
    Como a temática é pouco "usual" tive medo de ter uma recepção pouco positiva.

    ResponderEliminar
  22. Sim , já li isso no início da história. Mas estás de parabéns. Tens aqui um passatempo que vai muito para lá disso. :)
    A conversa está muito boa ... Mas está na minha hora. Qualquer das maneiras , podes deixar a resposta que amanhã cá estarei para continuar.
    Continua , porque vale definitivamente a pena. :)
    Uma viajante dos blogues :) *

    ResponderEliminar